Pages

Subscribe:

Blogger templates

Buscar

29 novembro 2010

O Poder do Agora

Não mais do que o poder da sua presença, da sua consciência libertada de formas de pensamento. Portanto, lide com o passado ao nível do presente. Quanto mais atenção der ao passado, mais energia lhe incute e mais provável é que você construa um eu a partir dele. O que eu quero dizer é que a atenção ao presente é essencial, mas não para o passado como tal.

Preste atenção ao presente; preste atenção ao seu comportamento, às suas reações, aos seus estados de espírito, pensamentos, emoções, medos e desejos à medida que eles ocorrem no presente. Isso é o passado dentro de si. Se você conseguir estar suficientemente presente para observar atentamente todas essas coisas, não de maneira crítica ou analítica, mas sem julgar, então estará a lidar com o passado e a libertar-se dele através do poder da sua presença. Você não se pode descobrir a si próprio através do passado. Você descobre-se a si próprio concentrando-se no presente...

Então não é útil conhecermos o passado e compreendermos assim a razão por que fazemos certas coisas, reagimos de determinada maneira, ou porque é que criamos o nosso tipo pessoal de drama, de padrões nos relacionamentos, etc.?

À medida que você se tornar mais consciente da sua realidade presente, poderá de repente ter certos vislumbres das causas dos seus condicionalismos em casos particulares; por exemplo, pode perceber porque é que os seus relacionamentos seguem determinados padrões, e poderá lembrar-se de coisas que aconteceram no passado ou vê-las mais nitidamente.

Isso é ótimo e poderá ser útil, mas não é essencial. O que é essencial é a sua presença consciente. É isso que suprime o passado. É esse o agente transformador. Portanto, não procure compreender o passado, limite-se a ser tão presente quanto possível. O passado não pode sobreviver na sua presença. O passado só pode sobreviver na sua ausência.

0 Comentários:

Postar um comentário